Início Produção Integrada
Produção Integrada
Produção Integrada de Cebola PDF Imprimir E-mail
Ter, 15 de Março de 2016 11:01

O trabalho agora faz parte da plataforma digital de boas práticas da organização. “A divulgação pelo site da FAO é uma grande conquista, uma vez que dá ampla visibilidade nacional e internacional ao trabalho da Epagri”, destaca o pesquisador Francisco Gervini de Menezes Júnior, da Epagri/Estação Experimental de Ituporanga.

 

O Sistema de Produção Integrada de Cebola (Sispic) envolve uma série de técnicas que buscam garantir alimentos seguros para o consumidor. Um dos pilares desse sistema é a rastreabilidade: o produtor, o técnico e o fiscal adotam procedimentos que permitem acompanhar todo o processo produtivo, de forma a certificar a qualidade do que será colhido. Para isso, todas as práticas adotadas na lavoura são registradas em cadernos de campo.

onions_clipped_rev_5

O sistema permite reduzir o uso de insumos como fertilizantes e agrotóxicos e diminuir os custos de produção. Em várias propriedades acompanhadas, a produtividade foi cerca de 8t/ha superior à dos cultivos tradicionais. “Não foram encontrados resíduos significativos de agrotóxicos nos bulbos de cebola coletados nas lavouras de produção integrada”, diz Francisco. O Sispic prevê, também, a adoção de práticas de conservação do solo.

 

Última atualização em Ter, 15 de Março de 2016 11:04
Leia mais...
 
Associação 4C PDF Imprimir E-mail
Qua, 03 de Fevereiro de 2016 12:55

No momento de comercializar o produto cafeicultores conseguem agregar valor superior ao de mercado, implantando a produção sustentável em suas propriedades.

O Código Comum para a Comunidade Cafeeira é uma iniciativa alemã conhecida pela sigla 4C. O projeto visa ampliar a oferta de café verde produzido com critérios de sustentabilidade. É uma visão de mercado formulada pelos grandes traders, indústrias importadoras e comerciantes do grão no mundo.

4C

Segundo dados da Associação 54% da produção global de café, bem como as maiores empresas do mundo de comercialização, torrefação e fabricantes de café solúvel estão representados pela sigla 4C. Idealizado em 2003, o projeto 4C recebeu investimentos da ordem de 3,5 milhões de euros de organizações como Nestlé, Kraft, Sara Lee, Tchibo, Neumann Group, entre outros.

 

O Código de Conduta 4C certifica qualquer unidade de produção e/ou beneficiamento de café. É necessário apenas que a unidade esteja presente em um país produtor de café. A filiação à Associação 4C é aberta a produtores, associações de café, grupos sociais civis, indústrias e comércios de café, instituições públicas, institutos de pesquisa e qualquer indivíduo envolvido na cadeia de produção do café.

 

A associação 4C colabora com Rainforest Aliance e UTZ certified, na ampliação dos projetos de certificação.

 

Benefício

Erradicando as Práticas inaceitáveis e cumprindo os Princípios, na comercialização do café 4C o produtor não recebe bonificação, porém o produto possui maior valor agregado de venda, devido ao sistema de produção sustentável de toda a cadeia. Os compradores reconhecem este valor, o que deixa os fornecedores em posição favorável para a negociação de preços para este tipo de café.

 

Procure a Ceres Qualidade, podemos adequar sua produção às normas de certificação.

 

Última atualização em Qua, 03 de Fevereiro de 2016 13:05
 
Mapa define normas para Produção Integrada da batata PDF Imprimir E-mail
Seg, 12 de Maio de 2014 16:58

Fonte: Mapa, adaptado pela Ceres Qualidade

 

Produção Integrada garante maior credibilidade de produto e produtor no mercado

 

Foram publicadas, no Diário Oficial da União da última sexta-feira (9), as Normas Técnicas Específicas para a Produção Integrada da Batata Etapa Fazenda, abrangendo todos os processos conduzidos na produção agrícola, colheita, pós-colheita e beneficiamento de tubérculos.

 

 

potato_quality

 

Com a publicação da normativa, será adotado um plano de ação que vai contar com gestão, treinamento, gestão ambiental, manejo integrado, educação ambiental e política pública para a produção de batata. Produtores, técnicos e auditores, em especial da região sul do estado de Minas Gerais, onde há a maior concentração de plantação de batatas no Brasil, devem receber a partir das próximas semanas, treinamento e capacitação para que possam ser certificados.

Última atualização em Seg, 12 de Maio de 2014 17:06
Leia mais...
 
Publicada a norma brasileira de certificação de café PDF Imprimir E-mail
Qui, 26 de Setembro de 2013 08:17

Foi publicado dia 25 de setembro a INSTRUÇÃO NORMATIVA N° -49, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013 que estabelece as Normas Técnicas Específicas para a Produção Integrada do Café.

As áreas temáticas, componentes de cada etapa, são classificadas em obrigatórias, recomendadas e proibidas, e deverão ser usadas para as auditorias, em conformidade com a lista de verificação.

 

Última atualização em Dom, 29 de Setembro de 2013 21:15
Leia mais...
 
Produtores do Rio Grande do sul serão capacitados em Produção Integrada PDF Imprimir E-mail
Qui, 29 de Agosto de 2013 13:38

 

Ministério vai aportar R$ 154 mil para habilitação de produtores e técnicos no sistema agrícola

 

Fonte: MAPA

 

Os olivicultores gaúchos vão receber capacitação em Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil). É o que prevê o Termo de Cooperação entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que será assinado na quinta-feira, 29 de agosto, durante a 36ª Expointer, que acontece no município de Esteio, no Rio Grande do Sul.

 

O Mapa vai destinar R$ 154 mil para a sensibilização dos produtores e técnicos. Os produtores interessados serão orientados a aplicar os conceitos da PI em suas lavouras e, após adoção do sistema, podem solicitar a certificação para uso do selo "Brasil Certificado". Técnicos do Mapa e da Embrapa irão atuar em conjunto com técnicos de instituições parceiras.

Última atualização em Ter, 24 de Setembro de 2013 10:48
Leia mais...
 
« InícioAnterior123PróximoFim »

Página 1 de 3.
CeresQualidade.com.br | Powered by Joomla!