Início Notícias Conselheira do CCAS assume Superintendência Técnico Administrativo da ABCBRH
Conselheira do CCAS assume Superintendência Técnico Administrativo da ABCBRH PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrador   
Dom, 04 de Março de 2018 10:32

Roberta Züge, médica veterinária e diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável, assumiu neste mês o cargo de Superintendente Técnico Administrativo da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH).

 

Entre as principais funções, Roberta conduzirá a sistematização de processos, criando manuais e procedimentos que poderão permitir a rastreabilidade das ações e a repetibilidade, mesmo com as alternâncias de gestores. Todo o processo focará a transparência nas ações, desde as questões técnicas até as administrativas.

 

ABCBRH

“O Brasil, para virar um player importante no cenário internacional de lácteos, necessita imprimir genética melhoradora nos rebanhos. As associações de raça leiteira são fundamentais neste papel, especialmente a holandesa, que possui genética de alta produção. Difundir estes conceitos, norteando boas escolhas e capilarizar o melhoramento genético é uma das minhas atribuições”, explica.

 

Somadas as atividades do escopo da ABCBRH, Roberta irá modernizar também as ações de auditorias nas filiadas, que atualmente precisam ser in loco, ou seja, presencial. “Com as tecnologias disponíveis e a possibilidade de rastreabilidade de documentos, certificações digitais, etc., acredito que novos meios podem ser criados para mitigar, principalmente, os grandes custos de deslocamentos para atender esta demanda”.

 

Os eventos também estão contemplados na estratégia da associação. “Em 2018 teremos o II Circuito Nacional da Raça Holandesa, que deverá ampliar o número de eventos e animais, que no ano passado abrigou seis etapas (exposições e julgamentos), com mais de 680 animais participantes. A expectativa é que sejam diversos encontros distribuídos em todo o Brasil”, afirma.

 

Recentemente, a ABCBRH assumiu o compromisso de realizar em 2019 o “Holstein das Américas”, fórum no qual os criadores da raça holandesa, de todo o continente americano, encontram-se para trocar avanços nas diferentes áreas do setor lácteo. Programado para a segunda quinzena de abril, o evento e deverá ocorrer em Curitiba. “Nossa expectativa é de realizar, além do fórum com palestras e temas pertinentes, visitas técnicas em propriedades leiteiras do Paraná”, conclui.

 

Raça holandesa

 

A raça foi a principal responsável pelo crescimento da produção de leite no Brasil. Há relatos que os primeiros animais foram trazidos no início da colonização, entre 1530 e 1535. Porém, foi somente alguns séculos depois que houve uma grande importação de animais, o que consolidou a raça como grande produtora de leite. A ABCBRH, criada em 1935, registra e garante a origem e o padrão de bovinos desta raça. Hoje, mais de dois milhões de animais já foram registrados pela associação.

 

WhatsApp_Image_2017-11-20_at_13.29.44

 

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

 

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

 

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

 

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel.

 

 

Última atualização em Dom, 04 de Março de 2018 10:42
 


Another articles:

Powered By relatedArticle

CeresQualidade.com.br | Powered by Joomla!