Início Notícias Publicação de novas normas da produção integrada. PI Brasil
Publicação de novas normas da produção integrada. PI Brasil PDF Imprimir E-mail
Ter, 08 de Novembro de 2016 18:46

Amanhã, dia 09 de novembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anuncia por meio do Plano Agro+, a edição de instrução normativa com as Normas Técnicas Específicas (NTE) para mais 13 culturas agrícolas. Com isso, os agricultores poderão aderir, de modo voluntário, às NTE, passando a cultivar de acordo com a Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil), voltada à sustentabilidade.

 

A Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) está focada na adequação de sistemas produtivos para geração de alimentos e outros produtos agropecuários de alta qualidade e seguros, mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária.

É um processo de certificação voluntária, no qual o produtor interessado tem um conjunto de normas técnicas específicas (NTE) a cumprir, as quais são auditadas nas propriedades rurais por certificadoras acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

 

Ao certificar, os produtores rurais têm a chancela oficial do MAPA e do Inmetro de que seus produtos estão de acordo com práticas sustentáveis de produção e, consequentemente, mais saudáveis para o consumo, garantindo ainda menor impacto ambiental do que produtos convencionais e a valorização da mão de obra rural.

 

O anúncio das Normas Técnicas Específicas para arroz, trigo, uva para processamento, amendoim, feijão, flores e plantas ornamentais, tomate de mesa tutorado, gengibre, inhame, taro, graviola, atemóia e pinha também marca a ampliação do Agro+. Lançado pelo Mapa em agosto deste ano para desburocratizar, modernizar e simplificar normas e procedimentos relacionados ao agronegócio, o plano também agora se volta a ações de sustentabilidade.

 

Hoje, já há Normas Técnicas Específicas para abacaxi, banana, batata, citrus (laranja, lima e tangerina), café, caqui, caju, coco, figo, goiabada, maçã, mamão, manga, maracujá, melão, pêssego, tabaco e uva de mesa.

 

Apesar dos projetos já realizados e validados na pecuária, as normas ainda não foram publicadas. Nestas, o atendimento ao bem-estar animal é um dos princípios que devem ser buscados pelo produtor. Como principais premissas, da PI Brasil na pecuária, temos a garantia da sanidade dos rebanhos e a rastreabilidade.

 

 

Última atualização em Ter, 08 de Novembro de 2016 18:48
 


Another articles:

Powered By relatedArticle

CeresQualidade.com.br | Powered by Joomla!