Início Produção Integrada Material Publicada a norma brasileira de certificação de café
Publicada a norma brasileira de certificação de café PDF Imprimir E-mail
Qui, 26 de Setembro de 2013 08:17

Foi publicado dia 25 de setembro a INSTRUÇÃO NORMATIVA N° -49, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013 que estabelece as Normas Técnicas Específicas para a Produção Integrada do Café.

As áreas temáticas, componentes de cada etapa, são classificadas em obrigatórias, recomendadas e proibidas, e deverão ser usadas para as auditorias, em conformidade com a lista de verificação.

 

PI_Caf

 

A implementação da norma busca evidenciar o cumprimento dos requisitos de qualidade, tanto nos aspectos sanitários, quanto aos requisitos de qualidade, permeando outros itens como sociais, ambientais  que são não tangíveis no momento da compra. De modo a diferenciá-los e os colocar em um patamar de competitividade, por enquanto sem concorrência no mercado nacional, mas já uma exigência existente para outros consumidores. Neste sentido, a certificação da produção integrada leva ao comprador a possibilidade de escolha e segurança de um produto saudável, com atendimentos aos requisitos legais, sociais e ambientais.


 

Antes de iniciar um processo de certificação em si, busca-se adequar a propriedade aos requisitos legais. Ou seja, fazer com que a produção seja realizada atendendo as nossas legislações vigentes. Caso a propriedade esteja em dia, com todos estes preceitos, implementar uma norma de qualidade será muito mais fácil.

 

esquema

 

 

Além dos requisitos legais, a norma exige um sistema de gerenciamento destas informações e práticas que devem ser realizadas. Com isto, os primeiros trabalhos no processo de implementação são descrever as atividades, implementar os procedimento e, ponto crucial, treinar os envolvidos nas atividades.

 

O foco é na diferenciação do produto. Demonstrar, no caso do café, por exemplo, que o que degustamos é oriundo de fazendas que atendem a estes preceitos descritos. Os produtos certificados poderão utilizar o selo de Produção Integrada, evidenciando ao consumidor, no momento da seleção na gondola do supermercado a opção pela escolha de produtos sustentáveis.

 

Pi_Agricultura_redimensionado

 

Assim, empresas e fazendas, que pretendem conquistar o selo de certificação de café, já devem buscar atender os conceitos de boas práticas, requisitos sócios ambientais e a rastreabilidade. Também, evidenciar os treinamentos dos envolvidos e manter os registros necessários do processo.

Última atualização em Dom, 29 de Setembro de 2013 21:15
 


Another articles:

Powered By relatedArticle

CeresQualidade.com.br | Powered by Joomla!