Início
Grupo reivindica que UE exiga bem-estar animal ao Mercosul PDF Imprimir E-mail
Ter, 19 de Abril de 2011 13:42

A organização Eurogrupo pelo bem-estar dos Animais pediu nesta quarta-feira à União Europeia que exija aos produtores de carne do Mercosul (bloco formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) os mesmos requisitos sobre bem-estar animal que devem cumprir o setor do gado europeu.

O Eurogrupo afirmou que a UE deve "erradicar o sofrimento animal" em todas as suas trocas internacionais, conforme comunicado divulgado por causa das negociações entre Bruxelas e o bloco latino-americano para um acordo de livre-comércio.

A organização mostrou sua "consternação" na investigação de uma de suas associações, GAIA, sobre a produção de carne de cavalo na América do Sul na qual, segundo a nota, constatou "maus-tratos graves de milhares de animais por ano", assim como práticas "proibidas na UE".

Ressaltou que os animais são transportados e sacrificados em condições "totalmente inaceitáveis" e que a carne desses países acaba nas estantes dos supermercados europeus, enquanto os consumidores da UE "não são conscientes do sofrimento que envolveu" a produção desses alimentos.

Acrescentou que nessas nações é difícil fazer acompanhamento dos animais em todas as fases da cadeia de produção alimentícia.

"Apesar disto, a UE, que tem legislação estrita sobre bem-estar animal, está discutindo novos acordos com os países do Mercosul, que permitirão aumentar as importações de carne", segundo o Eurogrupo.

"Isto é extremamente alarmante porque os cidadãos europeus esperam que toda a comida vendida na UE, produzida na Europa ou importada, contemple os mesmos padrões sobre bem-estar animal e segurança alimentar", declarou a diretora de Eurogrupo, Sonja van Tichelen.

Além disso, Eurogrupo considera "vital" que os especialistas da UE sejam "responsáveis" e respeitem o bem-estar animal, porque "nenhum varejo pode justificar a venda de produtos obtidos como resultado desse sofrimento animal horrível", segundo o comunicado.

 

Fonte: Terra

Link Direto: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5073526-EI8142,00-Grupo+reivindica+que+UE+exiga+bemestar+animal+ao+Mercosul.html

Última atualização em Ter, 19 de Abril de 2011 13:44
 


Another articles:

Powered By relatedArticle

CeresQualidade.com.br | Powered by Joomla!